Fechar
Um guia com 14 páginas
que vão te colocar a par do mundo do mosaico contendo todos os parâmetros para a boa escolha de uma obra para seu espaço.
Receba novidades
da Mosaico!
Receba também

A APRESENTAÇÃO

O que você precisa saber sobre mosaico.

Blog da Mosaico

Mosaico Romano Semente De Girassol

Mosaico Romano Semente De Girassol

Mesa Em Mosaico Para Degustação De Vinhos Finos da Vinícola Salton, pisos e mesas feitas neste padrão

" O modelo semente de girassol contém as curvas que são a ressonância das leis cósmicas, por isso fascina a todos"  Arq. Júlio Posnenato

 

Mesa em mosaico para degustação de vinhos finos. Vinícola Salton – Bento Gonçalves – RS

Nesta celebre mesa com três metros de diâmetro, em mosaico romano totalmente polido tem o acabamento igual à um tampo de granito, totalmente liso e brilhoso. Técnica esta adaptada diretamente dos mosaicos pavimentais de época romana, é uma técnica muito avançada e exclusiva.

Nesta mesa se encontram basicamente 3 simbologias: o Nó de Salomão circular ao redor, o nó de Salomão em cruz ao centro e o motivo a semente de girassol no intermediário.

O nó de Salomão é um símbolo antigo de origem médio oriental trazida pelos romanos ao império pelos fortes significados de qual agradou muito ao espírito romano. Ele significa em seu sentido mais primordial, a união profunda do homem com a esfera divina. E olhando diretamente paras os símbolos se identifica diretamente no nó circular duas tramas que se entrelaçam diversas vezes com uma geometria constante, este é o homem e o divino, espelho um do outro, princípio este trazido sempre pelo sagrado.

      
 

Assim também é o nó de Salomão em cruz, um laço horizontal e outro vertical, a esfera humana representada pela horizontal (terra) e a esfera divina a vertical (direção do céu). Neste caso escolhemos utilizar o nó triplo, lembrando a trindade universal que forma um ser, conceito este pagão que foi trazido à cultura atual (pai, filho, espírito santo ou corpo, mente, espírito ou consciente, inconsciente e subconsciente e tantas outras correlações com da trindade). O nó em cruz ainda lembra além de tudo a própria da cruz.

O nó de Salomão, à semelhança das tramas celtas não tem início nem fim, é um laço contínuo que alude ao tempo, à mudança das estações, aos ciclos da natureza, ao ciclo do sol e da lua, e todos os astros que fazem o campo ser fértil e a uva amadurecer para fazer o vinho. Para completar as simbologias o arquiteto Júlio Posenato escolheu compor a mesa com 12 cadeiras, significando as 12 estações do ano. E Por fim o nó de Salomão circular na borda da mesa assim como a trama celta lembra uma espécie de grade em trama, uma proteção ao grupo que se reúne no local.

Os primeiros símbolos de nó de Salomão em mosaico são do império romano do primeiro século D.C, ou seja esta mesa está reproduzindo mesmo símbolo 2000 anos depois dos primeiros! Mas não para por aí, o símbolo tem origens na pré história, em pinturas rupestres e outras gravações em rochas, o símbolo mais antigo foi achado no interno de uma cerâmica na região da atual Romênia (leste europeu) um artefato de 6500 anos!

 Símbolo semente de girassol

 

Primeiramente este símbolo é baseado diretamente do próprio desenho do centro de um girassol, qual se encontram as sementes compostas circularmente sobre uma composição em espiral. Além de significar propriamente a semente que é símbolo de frugalidade, alimento, abundância, ela é o símbolo de todas as capacidades e possibilidades, da abundância de vida, pois ela contém em si mesma o que no futuro vai se manifestar.

 

A espiral que compõe a geometria das sementes é a espiral de Fibonacci, o matemático da idade média italiana (de pisa, mesma cidade natal do Leonardo da Vinci) que trouxe do mundo árabe para o ocidente este conhecimento de geometria encontrada em toda a natureza. A espiral significa  crescimento e desenvolvimento, pois é uma fórmula fractal que não tem fim, vai ao infinito.

 

Outra obra muito interessante que fizemos recentemente é o motivo Semente de Girassol adaptado a uma oval. O modelo necessitou de um profundo trabalho geométrico para ter um resultado excelente de adaptação, o fato é que isso só é possível de fazer hoje com a ajuda de complexos softwares digitais, pois as curvas do desenho antes em segmento de círculo se tornam cônicas (segmentos de elipse), se transformando assim em curvas fractais, impossíveis de realizar à mão.

 

 

 

Para finalizar e visualizar todo o charme que este modelo tem, sugerimos ver esta maravilhosa publicidade da Channel, feita para o famoso perfume Channel n. 5:

http://www.youtube.com/watch?v=6ljQDJ4EILc

O mosaico aparece nos segundos finais do vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=6ljQDJ4EILc

 

Aqui uma cena do filme Last Knigths, onde a batalha final se dá neste belíssimo cenário sobre um clássico piso de mosaico estilo romano semente de girassol

 

Também do Last Knigts, o imperador se reúne com seus conselheiros em outro salão com piso de mesma forma geracional

Para finalizar esta matéria bem completa sobre o motivo Semente de Girassol, seguem imagens de algumas mansões que usam o modelo em seus espaços:

Bem ao centro do espaço, um semente de girassol com mármores verde e bege, em breve colocaremos mais imagens. 

 

 

Seguem abaixo mais modelos de Mosaico Romano semente de girassol que fizemos aos clientes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário