Fique por dentro de todos os nossos super descontos e novidades!

Altar Em Mosaico Igreja São Vincente
Descrição
Iniciamos juntamente com a arq, Cármen Lila responsável pelo projeto, com a proposta de representar Cristo Ressuscitado em sua fidelidade com a passagem bíblica quanto ao cenário, também objetivamos dispensar personagens excessivos que são comuns nesta representação como guardas romanos, pessoas impressionadas, etc... Visto que é uma imagem para o altar, e, portanto, deve ter Cristo como ponto central.
Escolhemos Cristo Ressuscitado ao invés de Cristo Crucificado por uma recomendação provinda direto do Vaticano sobre a Arte Sacra, de evitar representações de Cristo Patiens e privilegiar Cristo Triunfans.
No cenário vemos presente à esquerda a vegetação, símbolo de vida, e à direita formações rochosas, símbolo do desafio e dos obstáculos do dia a dia. Ao fundo vemos a tumba, com a porta em pedra redonda, característica daquele tempo.
Quanto às cores, utilizei muitos atributos da teoria das cores, principalmente no fundo celeste que parte dos azuis escuros e acinzentados que vão se transformando em azuis mais insaturados e misturados com rosáceos até atingir os azuis celestes e brancos do topo do céu, representado o caminho de purificação e iluminação do fiel. Tanto os tons vão se clareando como as misturas vão se extinguindo, simbolizando exatamente a purificação no caminho em Cristo.
Como matriz geométrica então temos Cristo bem ao centro e a composição da vegetação e das pedras conduzem em duas diagonais espelhadas o olhar para a figura central, que empurra o olhar para cima.
Os materiais utilizados são cerâmicas e porcelanas nacionais de variadas cores e tamanhos, fragmentados conforme a técnica do mosaico romano para representar Cristo e os detalhes. O uso de texturas de mosaico é à Palladiana que consiste em misturas de fragmentos grandes, médios e pequenos nas superfícies maiores.
Código | ALTAR CRISTO RESSUSCITADO |
Categoria | Arte Sacra Em Mosaico Mosaicos Bizantinos Sacros E Religiosos |